Administrar um condomínio nos dias atuais não é uma tarefa fácil, haja vista a mudança na forma de vida nas cidades, que causou o aumento no tamanho dos condomínios. Essas formas de moradia, cada dia maiores e com maior número de pessoas, exigem uma administração especializada, que consiga lidar bem com as questões financeiras, burocráticas, bem como a gestão de conflitos. Quando se trata do ramo de imobiliárias, uma boa gestão também é primordial, afinal, esse setor é diretamente afetado nos momentos de crise econômica.
Para que o empreendimento imobiliário obtenha sucesso na sua atuação, é necessário uma ampla visão, externa e interna, de mercado e entender que o planejamento e gerenciamento das ações são primordiais para alavancar o negócio. E, para se destacar no mercado, alguns fatores gerenciais são fundamentais, tais como primar pelo melhor atendimento ao cliente, gestão da sua cartela de imóveis cadastrados e controle de despesas e receitas.
Elencamos abaixo uma lista com três dicas essenciais que vão ajudar sua imobiliária no processo de gestão, para maximizar os lucros e se tornar destaque. Confira!
1- Importância do planejamento estratégico para alavancar o sucesso da imobiliária
O primeiro ponto ao qual você precisa se atentar é o seu planejamento. Definir uma estratégia de atuação é fundamental para seu negócio não ficar à mercê das flutuações tão instáveis da economia.
Pensar a médio e longo prazo e definir as melhores estratégias de mercado para que sua imobiliária esteja apta a enfrentar os percalços econômicos, ou seja, os famosos altos e baixos impostos. Cenários como a pandemia, que ainda estamos enfrentando, evidenciaram a importância do planejamento e da visão de futuro em todo tipo de empreendimento.
Outro ponto essencial para sua imobiliária é traçar metas. Uma empresa precisa saber quais são seus objetivos, onde quer chegar dentro de seu ramo. Afinal, como expandir sem saber pra onde você quer ir?
Para além das metas, é importante também saber o caminho, ou seja, os métodos. Pois, não é possível alcançar os objetivos sem saber o que é preciso para fazer para tal.
Um empreendedor preparado precisa traçar metas e criar o planejamento de acordo com a sua realidade no momento. Não obstante, uma visão estratégica de pontos fortes do empreendimento também é necessária para definir ações compatíveis, potencializar os pontos positivos e minar os negativos ao máximo. O que também vai possibilitar a redução de erros no processo de acolhimento, interação e vendas, bem como todos os seus processos administrativos internos.
Atenção! Uma empresa não existe sem seus funcionários, colaboradores e parceiros. Tendo isso em vista, trate-os sempre da melhor forma, com dignidade e respeito. Além disso, é importante se atentar ao fato de que eles são o rosto da empresa, o primeiro contato com seus clientes, por isso, é muito importante que estejam preparados para a função e motivados.
Por isso, sempre que possível ofereça a possibilidade de aperfeiçoamento por meio de workshops, cursos e treinamentos. Isso evidencia que a empresa está interessada em crescer, mas quer que seus colaboradores cresçam juntos. Além de, claro, passar mais credibilidade aos usuários da sua imobiliária.
2- Conte com parceiros para minimizar os seus maiores desafios
Se seu ramo é o imobiliário, já está ciente de que um dos maiores desafios do setor é angariar a cartela de clientes. A captação de imóveis é um fator que faz a diferença. Esse momento é desafiador, porque muitas pessoas acreditam que anunciar seu imóvel para venda ou aluguel em uma imobiliária vai dificultar a transação.
Com isso, o momento da captação torna-se fundamental nesse ramo. Conhecer bem as características de sua região, conhecer os bairros do entorno, bem como bairros que são mais procurados ou que sejam mais valorizados e visados é essencial. Sua imobiliária também precisa ter a capacidade de saber captar e negociar os imóveis com os proprietários.
Estar de olho no mercado e na valorização dos imóveis aplicada em cada região também é mais um fator de atenção. Isso faz com que sua imobiliária esteja dentro do correto quando o assunto é a precificação dos empreendimentos. Isso evitará que você perca clientes ou que até os consiga, mas não obtenha lucro nas negociações.
Manter parceiros dentro de uma rede também pode ser um fator de grande valia para sua imobiliária. Tal ato torna seu empreendimento mais visado ainda, amplia a carta de profissionais gabaritados junto à sua empresa e ainda amplia sua cartela de imóveis e número de clientes. O que, por consequência, significa melhor lucratividade.
Atenção: É fundamental estar sempre atualizado dentro das práticas mais recentes do mercado imobiliário. Nesse sentido, o Sindicato do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (Secovi-MG) oferta um curso sobre gestão imobiliária. Clique aqui para saber mais sobre o curso.
3- Use a tecnologia à seu favor do seu empreendimento
Estamos em 2021 e um fator que fará a diferença em seu negócio é o modelo de trabalho on-line. Haja vista que não é fácil gerir seus processos administrativos, a cartela de imóveis e os clientes. Por isso, contar com uma ótima plataforma digital é essencial, pois ela vai facilitar a gestão e otimizar os processos.
Por meio da plataforma on-line, sua imobiliária poderá identificar problemas que têm potencial de aumentar e prejudicar seu negócio, prevenir erros processuais e reduzir o tempo de execução de determinadas tarefas. Somente esses benefícios já são suficientes para ajudar sua empresa a diminuir custos e, com isso, aumentar a possibilidade de mais investimentos.
A Pacto Administradora, pensando justamente em fornecer uma plataforma para gestão imobiliária integrada, criou a PACTO Imb. Esse portal foi desenvolvido para otimizar os custos operacionais, aprimorar o acompanhamento de imóveis e clientes. Além disso, promover a parceria das imobiliárias com a gestão administrativa PACTO.
Com a PACTO Imb. sua imobilibiliária tem fácil acesso à segunda via de boletos, histórico de pagamentos, certificado de ‘nada consta’, atualização cadastral, além de contar com a expertise de uma empresa que já está há 35 anos no mercado e é referência de atuação.
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