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Gestão imobiliária: Tudo que você precisa saber

Apesar da crise causada pela pandemia do coronavírus, o mercado imobiliário no Brasil encerrou o ano de 2020 em alta. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o setor de gestão imobiliária está confiante na retomada da economia e a vontade dos empresários em investir segue em expansão.

Por isso, a gestão imobiliária tem se tornado indispensável em meio à concorrência atual, em especial, se levarmos em consideração o significativo número de pessoas interessadas em investir em imóveis. Seja para aumentar a renda ou para garantir uma aposentadoria mais tranquila por meio dos seus rendimentos.

Nesse texto, você saberá o que é gestão imobiliária e porque seu papel é importante para as empresas do ramo. Confira.

O que é gestão imobiliária?

Gestão imobiliária é um conjunto de procedimentos que visam o crescimento de uma imobiliária ou incorporadora. É essa gestão que, formada por uma rede de profissionais habilitados, torna-se imprescindível a redução dos riscos nos investimentos, a verificação de documentos, a disponibilidade do imóvel para venda, penhoras, bens de herança, impedimentos judiciais, além de outros itens que requerem conhecimentos técnicos.

Dessa forma, podemos entender que, para se manter em um mercado tão competitivo, as empresas especializadas devem fazer a diferença e melhorar, cada vez mais, a gestão de seu negócio. Com isso, ter mais visibilidade, alcançando mais clientes e, consequentemente, a lucratividade.

Como funciona a gestão imobiliária

Para uma gestão imobiliária eficiente é necessário focar em nos seguintes itens básicos:

  • Financeiro: departamento que consiste no controle do fluxo de caixa da imobiliária, no qual a receita mais recorrente é resultado dos aluguéis. Além disso, este item também contempla folha de pagamento de funcionários e corretores e das despesas fixas, como água e luz;
  • Pessoal: este item deve ser composto por uma equipe bem treinada de corretores e de funcionários administrativos. Nesse contexto, o ideal é investir em capacitação profissional e ferramentas tecnológicas de comunicação, para otimizar a rotina da imobiliária, tornando seus serviços mais eficazes;
  • Patrimonial: responsável pela cartela de produtos ofertados. Além dos imóveis para compra e venda, a imobiliária deve cuidar da parte tributária e jurídica, como já citado acima. Também é preciso investir em um plano de marketing consistente para alcançar um número satisfatório de leads de qualidade e utilizar a tecnologia a seu favor, como, por exemplo, a implantação de um software de CRM.

Vantagens da gestão imobiliária

Conforme presenciamos, para uma boa gestão imobiliária é necessário colocar em prática alguns pontos principais, como os procedimentos citados acima. De fato, eles demonstram sua eficácia e, com isso, garantem uma maior satisfação tanto para seus clientes externos quanto internos.

Além disso, é importante sempre manter contato com futuros clientes e também com aqueles que já fizeram negócio com a imobiliária, por meio do pós-venda, o que causa uma boa visibilidade e referência. Dessa forma, a satisfação desse público, aliada à atenção de funcionários e corretores da imobiliária, pode resultar em novos negócios, o que é extremamente importante nesse tipo de mercado, diante de um cenário econômico instável.

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